Como prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem mais frágeis por conta da perda de massa óssea.

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Eles ficam porosos porque não conseguem repor a massa óssea e, assim, aumentam os riscos de fraturas. Esse é um mal mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa, porém isso não quer dizer que outros grupos não tenham risco de desenvolvê-la.

Porém, a osteoporose não é doença e você pode salvar seus ossos. Quer saber como?

Como evitar o surgimento da osteoporose

A primeira coisa para se conseguir evitar a osteoporose é ingerir uma grande quantidade de cálcio porque ele ajudará na formação óssea. E, apesar de a fonte mais divulgada desse nutriente ser o leite e seu derivados, é possível consegui-lo com outros alimentos. Ele também pode ser conseguido em verduras, leguminosas, peixes e frutas oleaginosas, sendo que cada um deles possui uma diferente concentração.

É preciso que o cálcio seja consumido durante todos os períodos da vida e em cada um deles será necessária uma dose diária diferente.

A vitamina D também é fundamental nesse processo, sendo que a sua principal fonte são os raios solares, por isso é recomendado tomar pelo menos 15 minutos de sol ao dia. Ela ajudará o cálcio a se fixar nos ossos, fazendo com que eles fiquem mais fortes.

Por isso, investir em uma boa alimentação é a chave da prevenção de doenças, inclusive da osteoporose. Verifique se o seu plano de saúde ou convênio médico possibilita a realização de uma exame para a osteoporose. Caso você não tenha um plano de saúde, solicite uma orientação aos parceiros do site Planodesaude.net

A ingestão de suplementos que contenham cálcio e vitamina D também podem ser adotados quando há indicação médica. Eles costumam ser prescritos quando somente com base na dieta do paciente não é possível obter a quantidade mínima necessária desses para que os ossos se mantenham saudáveis e fortes. Porém, mesmo quem faz uso de suplementos ainda assim deve ter muito cuidado com a dieta e sempre ingerir uma grande quantidade de alimentos que são benefícios nesse caso.

Já o sal pode diminuir a absorção do cálcio, enquanto o álcool, café e tabaco contribuem para o surgimento da osteoporose. Nesse caso essas substâncias devem ser evitadas, principalmente para quem já teve o diagnóstico da doença.

Os exercícios físicos, ao contrário do que muita gente pensa, também são bastante benéficos porque vão ajudar no fortalecimento dos ossos e músculos. Porém, não é qualquer atividade física que está liberada porque algumas podem acabar sendo prejudiciais se forem de alto impacto.

As atividades mais recomendadas são as que trabalham com a sustentação do peso e possuem movimentos contra a resistência. Algumas bastante indicadas são as caminhadas, natação, hidroginástica e dança. O importante é lembrar que você deve fazer tudo dentro dos seus limites.

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Quando a pessoa já está com osteoporose é preciso também evitar as quedas, pois nesses casos as fraturas costumam ser mais frequentes. Para isso é recomendado sempre usar o corrimão nas escadas, evitar tapetes em casa, optar por sapatos com sola antiderrapante, entre ouros.

Quando os cuidados são adotados desde a infância, com uma alimentação equilibrada na fase adulta, os riscos da osteoporose diminuem. Esses cuidados se tornam ainda mais eficazes se a pessoa tiver hábitos saudáveis, com a prática regular de atividades físicas e não ingerir álcool ou fumar. O acompanhamento médico aliado a tudo isso pode ser fundamental para evitar o problema na velhice.

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